As mulheres nascem com um número pré determinado de óvulos. Você sabe como investigamos quantos ainda restam?

Muitas formas foram tentadas, no passado usávamos dosagens de inibinas, que se mostrou pouco preciso. Hoje em dia ainda se usa dosagem de FSH (hormônio folículo estimulante), mas ele costuma subir mais tardiamente, quando a reserva já esta baixa. Atualmente temos dois bons exames para estimar a reserva ovariana: contagem de folículos antrais e dosagem de hormônio antimulleriano.

Ambas tem precisão parecida e o que esperamos ser normal varia de acordo com a idade. Realizamos no consultório de rotina a contagem de folículos antrais com ultrassonografia (normalmente até o quinto dia do ciclo). Deixamos a dosagem de hormônio antimulleriano para aquelas pacientes com resultados inconsistentes ou duvidosos, pois é um exame com maior custo e sem cobertura pela maioria dos convênios. Tanto a contagem de folículos antrais quanto a dosagem de hormônio antimulleriano são medidas indiretas da reserva ovariana, ou seja, dão uma ESTIMATIVA da real reserva. Ainda não temos exames perfeitos, podendo a contagem de folículos antrais variar conforme o ciclo e a dosagem de hormônio antimulleriano variar conforme o uso de anticoncepcionais, o tipo de teste realizado, a forma de coleta ou até o processamento da amostra.

O mais importante é entendermos estes exames como complementares, levando sempre em consideração a clínica e histórico da paciente. Não são exames que indicam ou contraindicam tratamentos, mas sim que nos ajudam no entendimento e planejamento de cada caso.

Dificuldade em engravidar?

Planeje sua gravidez com a ajuda de uma equipe especialista!

Saiba mais sobre coito programado.
Saiba mais sobre inseminação artificial.
Saiba mais sobre fertilização in vitro simplificada.
Saiba mais sobre fator ovariano.

Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas 

Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.

Médico convidado:

Dr. João Guilherme Grassi – CRM-PR 29.256
Ginecologista e Obstetra – RQE 20.022
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 24.635

Conheça nossos tratamentos mais procurados

FIV SIMPLIFICADA

FIV NATURAL

PGD DIAGNÓSTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL

Conheça Nossos Planos

FIV por
Tentativa

O custo é por tentativa de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

2
Tentativas

Valor cobrado para pacote de duas tentativas de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

3
Tentativas

Valor cobrado para pacote de três tentativas de Fertilização In Vitro. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

Tentativas
ILIMITADAS

Cobre tentativas ilimitadas até a confirmação da gestação com confirmação de batimentos cardíacos fetais presentes. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária. Confira pré-requisitos.

Plano
REGRESSIVO

Nesta modalidade os custos são regressivos até a quarta tentativa. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

Plano
PARCELADO
ANTECIPADO

Pagamento parcelado e concluído antes da realização do procedimento. Inclui ecografias de controle, sedação, punção ovariana, ICSI, Super ICSI, Hatching e transferência embrionária.

FORMAS DE
Pagamento

Consulte parcelamentos e outras formas de pagamento.

Vem de Outra Cidade?