Por que meu tratamento de gravidez não dá certo? Por que o tratamento de gravidez pode falhar?
É possível iniciar esta explicação analisando qual é a chance de um casal jovem, sem nenhuma dificuldade ou problema para engravidar ter sucesso em um mês de tentativas: a chance está entre 20% a 25%. Isso significa que apenas 2 ou 3 casais que tentarem conseguirão neste primeiro mês.
O por que isso acontece? Por que não é 100% se está tudo perfeito?
A grande questão é que a biologia humana é muito complexa. Para ter um bebê precisamos misturar a genética do pai com a genética da mãe e infelizmente quando acontece essa mistura mesmo dentro do corpo, espontaneamente, a biologia humana é muito propensa a falhas espontâneas, esporádicas que acontecem ao acaso. Infelizmente alguns destes embriões tendem a ter algum defeito no número de cromossomos. E isso acontece também nos tratamentos de reprodução assistida como o coito programado, a inseminação artificial e mesmo a fertilização in vitro.
Hoje em dia ainda não existem técnicas para corrigir estes tipos de erros. Então em cerca de 90% dos casos nos quais o tratamentos são falhos a causa envolve erros genéticos ao acaso.
Muitos casais então seguem com outro questionamento: “Se são erros genéticos, será que eu não tenho algum problema genético hereditário que estou transmitindo e por isso eu não consigo engravidar?
Não necessariamente, novamente os erros genéticos acontecem ao acaso pois a biologia é propensa a isso.
É importante entender que nem sempre os tratamentos vão ter sucesso na primeira tentativa. Há sempre o empenho da equipe médica e do laboratório para que se tenha o positivo em cada um dos ciclos, mas não existem garantias. E, por isso, é tão importante não se desesperar quando o resultado é negativo, por mais que isso seja muito triste.
Por isso é importante o suporte e o apoio da clínica para que o casal entenda as limitações dos procedimentos e que possa ser desenhado um planejamento que contemple mais tentativas. Muitos casais passam por isso e também muitos tem sucesso após algumas tentativas.
Muitas vezes procuram-se causas que não existem com exames desnecessários, custosos e estressantes para os casais. E, que, muitas vezes não apresentam comprovações científicas que possam ajudar. Pelo contrário, muitas vezes podem até atrapalhar o tratamento.
Às vezes os erros genéticos são um pouco mais leves, o embrião chega a se implantar, chega a desenvolver uma gravidez e infelizmente ocorre um aborto. O importante é conseguir o embrião adequado. Um bom embrião, com uma boa genética, gera um bebê saudável.
Planeje sua gravidez com a ajuda de uma equipe especialista!
Saiba mais sobre fertilização in vitro.
Saiba mais sobre inseminação artificial.
Saiba mais sobre coito programado.
Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas
Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.
Médico convidado:
Dr. João Guilherme Grassi dos Anjos – CRM-PR 29.256
Ginecologista e Obstetra – RQE 20.022
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 24.635