A Fertilização In Vitro é considerada um dos procedimentos mais avançados e eficazes da medicina reprodutiva — e, ao contrário do que muitos pensam, seus passos são simples de entender. Antigamente, a Fertilização In Vitro era menos eficiente, mais desconfortável e exigia altas doses de medicação hormonal, além de inúmeras coletas de sangue para exames laboratoriais. Hoje, graças aos avanços da ciência, a Fertilização In Vitro tornou-se mais simples, segura, confortável e com índices de sucesso muito superiores.
Tudo começa com uma investigação minuciosa do casal. Após um diagnóstico cuidadoso e aconselhamento individualizado, a equipe pode recomendar a Fertilização In Vitro, principalmente para casos como:
✔ Obstrução tubárea;
✔ Fator masculino grave;
✔ Endometriose;
✔ Alterações ovulatórias relacionadas ao avanço da idade;
✔ Ovodoação;
✔ Exame genético do embrião;
✔ Outras indicações específicas conforme o histórico do casal.
Além disso, antes de iniciar a Fertilização In Vitro, o casal deve realizar exames obrigatórios para doenças infecciosas, conforme as normas da ANVISA.
O tratamento ocorre dentro de um ciclo menstrual. Contamos a partir do primeiro dia da menstruação. Até o terceiro dia, realizamos um exame ultrassonográfico para avaliar os ovários e o útero. Não havendo alterações, iniciamos as medicações indutoras de ovulação no terceiro dia do ciclo.
Essas medicações (geralmente injetáveis) estimulam o crescimento dos folículos ovarianos — pequenas bolsas que contêm os óvulos. É fundamental destacar: não deve haver exagero nas doses, já que o excesso pode causar efeitos colaterais graves, reduzir as chances de sucesso e gerar custos desnecessários. Por isso, a paciente faz ultrassonografias seriadas para monitorar a resposta ao estímulo.
Quando os folículos atingem o tamanho ideal, o médico administra uma medicação para amadurecer os óvulos. Cerca de dois dias depois, é realizada a punção folicular: um procedimento sob sedação e anestesia local, guiado por ultrassom, para coletar os óvulos. No mesmo dia, também é feita a coleta da amostra seminal.
Os óvulos são então preparados no laboratório de Fertilização In Vitro, onde ficam armazenados em incubadoras especiais. Enquanto isso, os embriologistas realizam uma criteriosa seleção dos melhores espermatozoides.
Com os melhores espermatozoides selecionados, inicia-se a injeção intracitoplasmática: uma técnica sofisticada da Fertilização In Vitro em que, usando microscópios robotizados e agulhas ultrafinas, um espermatozoide é injetado diretamente no interior de cada óvulo. A partir desse ponto, os embriões começam a se dividir e evoluir diariamente.
Os embriões de melhor qualidade são selecionados para transferência ao útero ao final de 2, 3 ou 5 dias — sendo o terceiro dia o mais comum. O procedimento de transferência embrionária é indolor, rápido e tranquilo. Após a transferência, a paciente permanece em repouso por cerca de 30 minutos e pode voltar para casa normalmente. O tão esperado exame de beta-hCG, que confirma a gestação, é realizado aproximadamente duas semanas depois.
No Centro de Fertilidade Saab, trabalhamos para que a experiência da Fertilização In Vitro seja a mais amigável e acolhedora possível. Valorizamos um atendimento humano, tranquilo e individualizado, sempre evitando exageros em medicações e procedimentos invasivos desnecessários. Sempre que possível, priorizamos tratamentos simples e naturais, mas, quando necessário, podemos recomendar a Fertilização In Vitro como primeira escolha, acelerando o caminho para o sucesso.
O primeiro passo para transformar seu sonho em realidade pode começar agora com a Fertilização In Vitro no Centro de Fertilidade Saab. Nossa equipe está pronta para caminhar ao seu lado nessa jornada tão especial.
Saiba mais sobre a Fertilização In Vitro Individualizada: Um protocolo único adequado a cada paciente.
Esta análise traz segurança e precisão para uma gestação saudável no processo da FIV
Quer armazenar seus óvulos em condições ideais para uso futuro? Conte com a nossa equipe.
Conheça o passo a passo deste tratamento
FIV, Fertilização In Vitro, Inseminação Artificial, Reprodução Assistida, Tratamento para Engravidar Infertilidade, Tratamento de Fertilidade, Clínica de Fertilidade, Médico de Fertilidade, FIV Simplificada