Gestação em tempos de COVID-19

Muitas são as dúvidas das mulheres grávidas e das que querem engravidar em relação à COVID-19 e sua interação com a gestação. Como se trata de uma doença nova, ainda não temos todas as respostas, o que pode ser bastante angustiante. Mas o que sabemos até agora, julho de 2020?

As gestantes correm maior risco se tiverem COVID-19?

Durante a gestação ocorrem várias mudanças no sistema imune da mulher, e por isso sabemos que elas podem ter infecções respiratórias mais graves. Os dados que temos até o momento sobre a COVID-19, no entanto, não mostram piores evoluções nas mulheres grávidas que se infectam pelo SARS-CoV-2.  Alguns relatos de casos sugeriram a possibilidade de prematuridade nas gestantes com COVID-19 ativa, mas os dados ainda são insuficientes para comprovar essa relação.  Mais estudos estão em andamento para respondermos a essas questões com maior segurança. Por enquanto, a maioria dos infectologistas ainda classifica as grávidas como um grupo de risco até que mais dados estejam disponíveis sobre a resposta delas à infecção e também sobre os efeitos do vírus para o bebê. 

Como mulheres grávidas devem se proteger contra a COVID-19?

Os cuidados são os mesmos da população em geral e devem ser seguidos com afinco pelas gestantes. São eles:
  • Distanciamento social: Sempre que possível, devem ficar em casa. Evitar contato com pessoas que não moram na mesma residência. 
  • Quando for necessário sair de casa, usar máscara e manter distanciamento mínimo de 1,5 metros em relação às demais pessoas.
  • Higiene frequente de mãos com água e sabão ou com álcool em gel.
  • Evitar contato das mãos com olhos, nariz e boca.

E as consultas de pré-natal?

As consultas de pré-natal e os exames necessários durante a gravidez devem ser feitos normalmente, uma vez que são importantes para acompanhar a saúde da mãe e do bebê.  Também não devem ser adiadas as vacinas que forem prescritas durante a gestação.

E se a gestante desenvolver sintomas de COVID-19?

A grávida que desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve procurar atendimento médico e fazer exames para pesquisar o vírus.  Os sintomas mais comuns são febre, tosse, espirros, dor de garganta, perda do olfato e do paladar, nariz escorrendo, falta de ar. Por vezes há vários sintomas, e em outros casos a doença causa poucos sintomas e pode até passar despercebida.  A gestante sintomática idealmente deve passar por avaliação com um médico infectologista e também informar seu obstetra sobre seu estado de saúde.

Se for COVID-19, pode passar para o bebê durante a gravidez?

Ainda é cedo para saber com certeza, mas até o momento parece que não. Alguns estudos procuraram o vírus no líquido amniótico e na placenta de mulheres infectadas e ele não foi encontrado.

E se a mulher estiver com COVID-19 ativa quando ocorrer o parto?

Alguns cuidados serão necessários, como higiene frequente e rigorosa de mãos antes de contato com o bebê e uso de máscaras. 

Será possível amamentar o bebê?

Estudos pesquisaram a presença do SARS-CoV-2 no leite materno e não o encontraram, sugerindo que o vírus não passa no aleitamento.  Antes de amamentar, a mãe com COVID-19 deverá higienizar muito bem as mãos e colocar uma máscara. Outra possibilidade é retirar o leite e outra pessoa oferecer o mesmo à criança.  As decisões sobre amamentar ou não nesse cenário devem ser individualizadas e discutidas entra e família e a equipe médica.

Existem casos de recém-nascidos que foram infectados pela COVID-19?

Sim. Alguns bebês testaram positivo pouco tempo após o nascimento. Não se sabe com certeza se esses bebês foram infectados antes, durante ou após o parto. O mais provável é que tenha sido após o parto ao terem contato com pessoas infectadas. A maioria deles teve sintomas leves e se recuperou bem. Todo o nosso conhecimento sobre essa doença que era desconhecida até alguns meses atrás ainda está em construção. Todo dia surgem estudos e dados novos, então converse com seu médico sobre suas dúvidas!

Dra. Vanessa Strelow

CRM-PR 31.201
Infectologia – RQE 2857

Tags :

Compartilhe:

Receba o e-book sobre FIV

Conheça o passo a passo deste tratamento

plugins premium WordPress