A Fertilização in vitro trouxe enormes avanços nos tratamentos para casais sem filhos. Praticamente não se tem mais casos perdidos. Todos os casais que tenham óvulos, espermatozóides e um útero podem obter uma gestação através deste tratamento.
Porém, o índice de sucesso a cada tentativa não é aquele que tanto casal e médico gostariam que fosse: que todos os casais engravidassem em todas as tentativas. A chance de sucesso – que depende de uma série de fatores – fica em torno de 30 a 60% por tratamento. Portanto, muitas vezes, é necessário tentar mais de uma vez para se obter o sucesso dependendo da situação.
A chance de engravidar na primeira tentativa de Fertilização in Vitro é grande, muito maior do que um casal que não apresente problemas de infertilidade – pois este, tentando normalmente – teria 25% de chances de engravidar.
Por que falham as implantações?
Porque naturalmente produz-se embriões defeituosos. O casal normal produz embriões defeituosos e na fertilização in vitro também. Por isso, nos tratamentos de fertilidade procura-se trabalhar com vários óvulos, vários embriões e transfere-se vários embriões para que a natureza escolha o melhor embrião e para que o embrião normal cresça e nasça.
O importante é realizar o tratamento até que se obtenha o sucesso. Independente de ter que se repetir o tratamento mais de uma vez. Caso o casal lance mão de todos os recursos e técnicas disponíveis na medicina, o sucesso virá. É necessário paciência e persistência.
Outras causas como aspectos uterinos, endometriais, infecções podem prejudicar a implantação embrionária. Porém, essas causas já são tratadas e excluídas antes de se iniciar o tratamento.
Tem mais dúvidas sobre Fertilização in Vitro e falhas de implantação? Deixe seu comentário!
Saiba mais sobre FIV – Fertilização In Vitro.
Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.
Médico convidado:
Dr. Karam Abou Saab – CRM/PR 4.261
Ginecologista e Obstetra – RQE 2.188