Quando devo optar pelo PGD – Diagnóstico Pré-Implantacional?

A Fertilização In Vitro trouxe um grande avanço para tratamento de fertilidade dos casais sem filhos. Ela permite resolver a maioria dos casos. Além disso permite, através de um recurso genético, fazer uma análise dos embriões antes de transferi-los para a mãe – isso chama-se PGD – Diagnóstico Genético Pré-Implantacional. 

Os embriões são biopsiados no 5º dia de vida, em laboratório, e, em seguida, é realizada a análise dos cromossomos. Isso permite afastar síndromes genéticas como síndrome de down, síndrome de Edwards, Síndrome de Patau e outras mais frequentes, transferindo assim embriões com maiores chances de implantação.

É um exame excelente, porém, apresenta suas deficiências. Por quê?

Em alguns casos os exames demonstram embriões defeituosos, quando há comprovações de que eles podem ser normais. E, aqueles embriões que são considerados perfeitos podem ter defeitos que o exame não detecta. 

Em resumo: não é um exame que vai resolver ou aumentar o índice de gravidez. O PGD vai evitar que se transfiram alguns embriões defeituosos e que se tenha um índice maior de doenças como Síndrome de Down principalmente em mulheres com idade mais avançada. 

Para definir se realizar o PGD é recomendado para o seu caso, consulte uma equipe médica especialista. Planeje sua gravidez!

Saiba mais sobre PGD.

Saiba mais sobre FIV – Fertilização In Vitro.

Saiba mais sobre FIV Simplificada – Fertilização In Vitro Simplificada.

Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.

Médico convidado:

Dr. Karam Abou Saab – CRM/PR 4.261
Ginecologista e Obstetra – RQE 2.188

Tags :

Compartilhe:

Receba o e-book sobre FIV

Conheça o passo a passo deste tratamento

plugins premium WordPress