Uma grande preocupação na Fertilização in Vitro é ter óvulos em quantidade e qualidade suficientes. Geralmente a ovulação é induzida a partir do 3º dia do ciclo menstrual e o período fértil normalmente acontece entre 12º e o 14º dia. Para tentar obter mais óvulos, principalmente nas más respondedoras, surgiram técnicas para estimular o mesmo ciclo 2 vezes. Isso se chama Duo Stim. Estimula-se na primeira fase, o que é natural e normal, retira-se os óvulos e antes da menstruação já se começa a estimular novamente, retirando-se óvulos 2 vezes no mesmo ciclo.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Primeiramente é importante ressaltar que o natural é retirar uma vez só por ciclo. A segunda fase do ciclo não é a ideal para estimular a ovulação. Os óvulos nem sempre vem com boa qualidade e, com certeza não é possível fazer a transferência embrionária neste ciclo pois o endométrio e o próprio ciclo menstrual ficam bastante alterados. O uso de medicamentos é bastante excessivo para estimular na segunda fase do ciclo – e o custo de medicamentos para tanto é elevado.
Considera-se que há um ganho em tempo com a técnia Duo Stim, porém não em índice de gravidez. Ao optar por fazer dois ciclos distintos de estímulos acumulam-se óvulos sem tanta pressa com uma opção mais natural.
É válido realizar o Duo Stim?
Sim, todavia vai depender da orientação médica a opção para a indução da ovulação. Por isso, agende sua consulta com um especialista em reprodução humana.
Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.
Saiba mais sobre FIV.
Médico convidado:
Dr. Karam Abou Saab – CRM/PR 4.261
Ginecologista e Obstetra – RQE 2.188