Temos recebido várias perguntas em relação a preservação da fertilidade. A mais recente: se seria melhor congelar óvulos ou embriões?
Como quase tudo na área de reprodução humana é algo particular que deve ser analisado caso a caso. Falando de casais que já tem um relacionamento estável pode ser mais interessante o congelamento de embriões pois eles costumam ter uma sobrevivência melhor ao processo de congelamento.
No caso de uma paciente sem um parceiro ou parceira neste momento pode ser mais interessante o congelamento de óvulos. Sabendo que se for da vontade da paciente nada impede de comprar sêmen de doador e também congelar embriões, só que de uma produção independente.
Quando for o momento em que o casal ou a paciente decidir que já é a hora de ter o filho o procedimento prossegue as etapas da transferência da fertilização in vitro. No caso do congelamento de óvulos, os mesmos serão descongelados, fertilizados e em seguida transferidos para o útero da mulher. E no caso de embriões que já estão guardados fertilizados os mesmos serão também descongelados e transferidos para o útero da mulher.
Planeje sua gravidez com a ajuda de um especialista!
Saiba mais sobre congelamento de óvulos.
Saiba mais sobre congelamento de embriões.
Saiba mais sobre fertilização in vitro.
Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas
Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.
Médica convidada:
Dra. Karyna Bustelo Saab – CRM-PR 27.133
Ginecologista e Obstetra – RQE 17.024
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 26.115