Gravidez de FIV – Fertilização In Vitro – é diferente ou tem mais riscos de uma concepção natural?
A maioria das vezes não. É uma gravidez muito parecida, se não igual, a uma concepção natural no seu acompanhamento. Algumas pacientes têm a ideia de que vão precisar do acompanhamento por muitos meses do médico da fertilização in vitro. Mas não é o caso.
A maioria das vezes a paciente já pode seguir o seu pré-natal com o seu médico obstetra a partir do momento que verifica-se o batimento cardíaco na ultrassonografia após fertilização in vitro.
Raras vezes quando a paciente tem casos de gemelaridade ou trigemelaridade – que são muito mais raros – a gravidez pode carregar um pouquinho mais de risco e deve ser observada com um pouquinho mais de cuidado – o que também deve ser seguido pelo médico pré-natalista – que, em sua maioria, são especialistas em lidar com esse tipo de gravidez.
Em alguns casos, bem específicos, algumas pacientes podem receber algumas orientações de repouso ou de evitar algumas atividades, mas estes são casos de exceção. A maior parte dos casos de gravidez com tratamentos de reprodução como a fertilização in vitro são normais, não apresentam problemas e chegam no momento certo até a hora do nascimento.
Planeje sua gravidez com a ajuda de uma equipe especialista!
Saiba mais sobre fertilização in vitro.
Saiba mais sobre inseminação artificial.
Saiba mais sobre coito programado.
Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas
Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.
Médico convidado:
Dr. João Guilherme Grassi dos Anjos – CRM-PR 29.256
Ginecologista e Obstetra – RQE 20.022
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 24.635