Sim. Existem dois principais caminhos para a obtenção da gravidez: reversão da cirurgia e punção testicular para uso em Fertilização in Vitro.
O primeiro caminho é a reversão da vasectomia, principalmente para casos nos quais os homens fizeram a cirurgia de reversão há pouco tempo.
Para homens que fizeram este procedimento há mais tempo, mais do que 5 ou 6 anos, a segunda opção que é a mais frequentemente escolhida, é a fertilização in vitro com a obtenção dos espermatozóides diretamente dos testículos – por punção testicular.
Como isso funciona?
A mulher passa por uma estimulação ovariana para que ela produza mais do que um óvulo no ciclo – aumentando assim as chances de gravidez. No dia que os óvulos da mulher são retirados, também é feita a retirada dos espermatozóides do testículo. Este é um procedimento simples com anestesia local e que usa uma agulha muito fina para fazer a remoção dos espermatozóides diretamente do testículo.
Uma pergunta muito frequente entre os pacientes é: se eu vou obter os espermatozóides diretamente do testículo, não pode-se optar por um tratamento mais simples, como a inseminação intra-uterina?
A quantidade de espermatozoides retirada na punção é muito pequena. Uma gota com uma quantidade restrita de espermatozoides. Por isso não é possível fazer uma inseminação. É necessário fazer uma fertilização in vitro porque com essa quantidade de espermatozoides = que apesar de pequena é suficiente – no laboratório são escolhidos os melhores espermatozóides e injetados dentro dos óvulos por meio de um procedimento chamado de ICSI – injeção intracitoplasmática de espermatozoides – que é aquela imagem bem clássica que muitas pessoas já viram na televisão.
Depois desse procedimento, observa-se o desenvolvimento desses embriões de 2 a 5 dias e, na época correta, os embriões serão devolvidos ao útero da mamãe com excelentes chances de gravidez.
Planeje sua gravidez com a ajuda de uma equipe especialista!
Saiba mais sobre fertilização in vitro.
Saiba mais sobre punção testicular.
Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas
Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.
Médico convidado:
Dr. João Guilherme Grassi dos Anjos – CRM-PR 29.256
Ginecologista e Obstetra – RQE 20.022
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 24.635