O tratamento Coito Programado é indicado quando a ovulação não ocorre normalmente – anovulação – e também em casos de infertilidade sem causa aparente.
Passo 1 – Consulta médica com especialista
Na consulta serão solicitados exames laboratoriais, hormonais, espermograma, exames para avaliação das tubas uterinas – a histerossalpingografia – e o ultrassom transvaginal para avaliação de útero e ovários.
Passo 2 – Início do tratamento
O tratamento começa no início da menstruação. Quando a menstruação ocorre naturalmente é necessário apenas aguardar. Em caso de pacientes que não menstruam naturalmente, é possível induzir a menstruação com medicação. Com o início da menstruação é necessário uma consulta médica no primeiro, segundo ou terceiro dia do ciclo. Nesta consulta um novo ultrassom será feito para avaliar os ovários. É feita uma contagem de folículos antrais e uma avaliação para verificar se há algum cisto que pode atrapalhar a indução da ovulação. Estando tudo dentro das expectativas, inicia-se a medicação para o induzir o crescimento dos folículos ovarianos.
Passo 3 – Acompanhamento com ultrassonografia
Acompanhamento com ultrassonografia para saber se o medicamento utilizado está surtindo efeito, se os folículos estão se desenvolvendo como deveriam e ver quantos folículos estão se desenvolvendo. Para isso faz-se a ultrassonografia seriada, que nada mais é do que a própria ultrassonografia transvaginal realizada em dias diferentes.
Em quais dias devem ser feitas essas ultrassonografias? Não há dia ou intervalo fixo. A definição de datas depende da resposta de cada paciente. O tratamento tem que ser individualizado. Há pacientes que respondem rapidamente, necessitando de exames em sequência, há pacientes nas quais os ovários podem demorar mais a responder. O cenário é avaliado em cada consulta.
Passo 4 – Orientação de dias férteis
O quarto passo consiste em orientar o casal sobre quais serão os dias mais férteis daquele ciclo – que são os dias que eles devem manter as relações sexuais.
Passo 5 – Confirmação da ovulação
Através de um novo exame de ultrassom confirma-se a ovulação. Existem casos que, mesmo com a medicação, a ovulação acaba não acontecendo. O folículo pode não romper, o óvulo pode ficar retido. E é importante saber se isso aconteceu ou não.
Passo 6 – Exame Beta Hcg
Confirmando a ovulação e o casal mantendo as relações nas datas indicadas, deve-se aguardar 15 dias para a realização do exame de sangue do Beta HCG para confirmar a gravidez.
Dificuldade em engravidar?
Planeje sua gravidez com a ajuda de uma equipe especialista!
Saiba mais sobre coito programado.
Saiba mais sobre inseminação artificial.
Saiba mais sobre fertilização in vitro simplificada.
Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas
Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.
Médica convidada:
Dra. Rosaly Bustelo Saab Kost – CRM-PR 30.412
Ginecologista e Obstetra – RQE 24.841
Especialista em Reprodução Assistida – RQE 26.913
Especialista em Endoscopia Ginecológica – RQE 26.912
Família homoafetiva e a licença maternidade de servidora pública – FIV