É muito comum a dúvida das pacientes entre realizar dois ciclos de fertilização in vitro seguidos ou intervalados. Na verdade, não há vantagem em esperar. Se os ovários já estiverem normais, assim como o útero e a menstruação, pode-de iniciar o novo tratamento de fertilidade já no ciclo seguinte.
Em alguns casos, os efeitos dos medicamentos para o controle da ovulação podem causar cistos ovarianos, alterações do endométrio ou útero que podem indicar que o melhor caminho é esperar a normalização antes de começar um novo tratamento. Em outros casos, as medicações do primeiro ciclo ajudam na indução do segundo ciclo, principalmente para pacientes classificadas como “más respondedoras” e/ou com idade mais avançada. Também há casos em que não ajudam e o segundo ciclo pode ser até pior que o primeiro. Isso é imprevisível e, por isso, é necessário realizar tentativas diferentes de acordo com as circunstâncias.
Se houve gravidez e ocorreu um aborto, dependendo da fase em que o aborto aconteceu é recomendado aguardar entre um até três meses para a recuperação total da paciente antes de começar um novo ciclo.
Planeje sua gravidez com a ajuda de uma equipe especialista!
Saiba mais sobre fertilização in vitro.
Saiba mais sobre fertilização in vitro simplificada.
Conheça também o apoio psicológico e terapêutico do Centro de Fertilidade Saab: #Juntas
Conteúdo de caráter informativo desenvolvido pelo Centro de Fertilidade Saab.
Médico convidado:
Dr. Karam Abou Saab – CRM/PR 4.261
Ginecologista e Obstetra – RQE 2.188